Muitos cães são totalmente dominantes, assumindo o papel de líder da matilha, e quase todos os proprietários de cães, não entendem esse processo. E, com o passar do tempo, se arrependem em ter adquirido um cão. E a famosa lamentação entra em cena: Ah,se eu soubesse que aquela bolinha de pêlos ia crescer e se tornar esse insuportável cão, não teria comprado.
O proprietário de um cão deve entender que ele é o líder da matilha, quem manda, quem dita regras, quem põe limites em uma casa é o dono e não o cão. O cão simplesmente é liderado, quando essa regra é estabelecida, o ser humano e cão serão mais saudáveis e felizes. O líder da matilha (homem) deve colocar em prática o principio de que tudo tem o seu limite.
Partindo dessas informações, entendo que adestrar um cão não é capricho e sim uma necessidade. No adestramento o cão passa por reabilitação e o proprietário por treino, é um trabalho conjunto, por melhor que seja o adestrador ele precisará da compreensão e determinação do proprietário. Adestramento não é um trabalho milagroso, exige técnica e conhecimento psicológico canino, por parte do adestrador e dedicação por parte do dono do cão.